Oito pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (31), em Londrina, em uma operação conjunta das polícias e da Prefeitura de Londrina no combate a furtos e roubos de produtos que contêm cobre, como fiação de energia elétrica, condicionadores de ar, hidrômetros e rampas de bueiros.
A operação, batizada de Curto-Circuito, conta com mais de 100 policiais civis, militares, guardas municipais, grupamentos aéreos, cães farejadores e servidores das secretarias municipais da Fazenda e do Meio Ambiente, que auxiliam na averiguação da regularidade no funcionamento dos estabelecimentos comerciais que comercializam metais.
Foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão em residências e comércios do ramos de metais e dois mandados de prisão preventiva de pessoas envolvidas com roubos no centro de Londrina.
Leia mais:
Policiais apreendem mais de uma tonelada de droga no Noroeste do Paraná
Mulher aciona Polícia Militar depois de ser obrigada a comprar cocaína com o filho em Apucarana
Homem agride esposa, a ameaça com arma e família se esconde em plantação, em Londrina
Filho entra em luta corporal com pai para proteger a mãe na região de Apucarana
Até as 12h55, um mandado de prisão foi cumprido e outras sete pessoas foram presas em flagrante, todos por receptação. Ainda foram interditados sete estabelecimentos comerciais e emitidas onze autuações e quatro notificações pelas secretarias municipais envolvidas.
A operação deflagrada nesta quarta refere-se apenas à primeira fase da ampla investigação que tem como objetivo identificar e prender autores e receptadores de crimes patrimoniais consumados na região central de Londrina.
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil em janeiro de 2023, com o objetivo de identificar pessoas envolvidas com receptação, furtos e roubos a comércios, residências e pedestres no centro de Londrina. A investigação começou após a constatação de que, em 2022, houve um aumento considerável nas estatísticas de crimes dessa natureza na região do centro.
Desde o início das investigações, a Polícia Civil já concluiu 14 inquéritos policiais relacionados diretamente aos crimes investigados. No curso das investigações, foram detidas 14 pessoas e 12 mandados de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos.
Com a intensificação no patrulhamento para combater esses crimes, a Polícia Militar e a Guarda Municipal já efetivaram, somente em 2023, 65 prisões em flagrante de pessoas praticando furto ou roubo de produtos com cobre na região do centro da cidade.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA: