De acordo com dados da Delegacia de Homicídios de Londrina, 93 pessoas foram assassinadas na cidade entre janeiro e dezembro do ano passado. O número é 27% maior se comparado aos 73 assassinatos registrados no município em 2013.
O delegado de Homicídios de Londrina, Paulo Henrique Costa, disse que a alta foi motivada pelo grande número de casos de desentendimentos e brigas. Segundo ele, 45% dos assassinatos de 2014 estão relacionados a motivos banais. "Até 2012, quando a Delegacia de Homicídios foi criada, de 80% a 90% dos casos tinham relação direta com o tráfico de drogas. Trabalhamos para combater esses tipos de ocorrências, só que, neste ano, tivemos um número expressivo de mortes violentas motivadas por brigas, questões passionais, vingança... São crimes difíceis de serem previstos", explicou em entrevista à rádio CBN Londrina.
Costa ressaltou a importância de Londrina ter registrado menos de cem homicídios em cada um dos últimos dois anos. "O trabalho preventivo dá resultado. O número vem se mantendo desde quando a delegacia foi criada".
Leia mais:
Armas somem do Batalhão do Exército em Cascavel, e inquérito apura envolvimento de militares
Serial killer de Alagoas morava a menos de 1 quilômetro dos locais dos crimes
PF visa militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse
Morte de fã de Taylor Swift completa um ano com inquérito sem conclusão
O delegado lembrou, ainda, que 75% dos homicídios de 2014 já foram solucionados pela polícia. "A gente prende o criminoso e evita que ele volte a assassinar pessoas na cidade", argumentou. (com informações da rádio CBN Londrina)