Criminosos criaram um vídeo falso do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para aplicar um golpe nas redes, alertou o governo de São Paulo.
Leia mais:
Feto é encontrado nas grades de limpeza de estação de tratamento da Sanepar em Londrina
Homem morre em confronto com a PM durante cumprimento de mandado de prisão em Cambé
Homem denunciado por estupro contra adolescente de Cornélio é preso no Amapá
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Golpistas usaram uma IA para reproduzir a imagem e voz de Tarcísio. No vídeo falso, o texto diz que o Procon determinou uma multa a todas as bandeiras de cartão de crédito, que obrigaria as empresas a devolver um valor em dinheiro aos clientes que fizeram compras, um suposto cashback.
Golpe leva usuários a clicar em um link que simula o site do Procon-SP. Na página, as vítimas são levadas a fornecer dados pessoais e bancários sob o pretexto de receber o reembolso da compra.
Procon não promove campanhas de cashback de compras no cartão de crédito, ressaltou o governo de SP. "Qualquer mensagem recebida sobre este tema seja denunciada imediatamente para a polícia", orientou. "É fundamental que a população verifique a autenticidade das informações antes de fornecer qualquer dado pessoal".
A polícia investiga o caso e tenta identificar os suspeitos. Eles serão investigados por uso indevido de IA pela falsificação da voz do governador Tarcísio e fraude.