Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Provas em 26 de março

Concurso da Polícia Científica atrai mais de 40 mil inscritos

Redação Bonde com AEN
07 mar 2017 às 17:51
- Larissa Portes/Sesp
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O concurso público da Polícia Científica do Paraná atraiu milhares de interessados. As inscrições se enceraram com 42.210 candidatos para diversas funções. As provas objetiva e discursiva ocorrem dia 26 de março.

São 54 vagas iniciais para os cargos de médico-legista, odontolegista, químico-legal, toxicologista e perito criminal, esta última abrangendo várias áreas do conhecimento (todos estes peritos oficiais), além das funções de auxiliar de perícia e auxiliar de necropsia (que são agentes auxiliares de perícia oficial).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A intensa procura não surpreendeu o diretor do Instituto Médico-Legal (IML) no Paraná, Carlos Alberto Peixoto Batista, que faz parte da comissão organizadora do concurso. "Durante aulas e palestras percebíamos uma grande expectativa tanto de alunos como de profissionais interessados em criar uma nova instituição", explicou ele, satisfeito com a possibilidade de uma renovação no perfil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Ministro da Justiça autoriza uso da Força Nacional no Paraná e Roraima

Imagem de destaque
Atuavam em Sabáudia

Polícia Civil desmantela quadrilha ligada ao tráfico de drogas no Paraná e em São Paulo

Imagem de destaque
Lei inconstitucional

STF derruba limitação de ingresso de mulheres na Polícia Militar do Paraná

Imagem de destaque
Segundo em 24h

Mais uma carreta com cigarros contrabandeados é apreendida em Maringá


"Definitivamente haverá um impacto imenso no trabalho, com a presença de pessoas concursadas e comprometidas tanto na parte técnica e científica, como também no sentido de ter pela instituição um sentimento de pertencimento, sem oportunismo, mas com um compromisso social", acrescentou Peixoto.

Publicidade


Qualificação


Para o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, a contratação de mais profissionais para a Polícia Científica é necessária e vai ajudar a recompor o efetivo da categoria.

Publicidade


"O governo Beto Richa, mesmo ante a uma situação crítica orçamentária do País, tem tentado efetuar contratações e realizar concursos públicos na área de segurança. Assim fizemos na Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Penitenciário e da mesma forma na Polícia Científica", disse.


O concurso público vai auxiliar na recomposição do quadro efetivo atual da instituição. "O servidor da Polícia Científica exerce um trabalho técnico, exigente, para o qual é necessário muita concentração e calma para apurar a prova técnica, que por sua vez vai subsidiar as investigações e dar ensejo às ações de polícia judiciária", acrescentou Mesquita.

Publicidade


Na avaliação do secretário, a grande procura pelo concurso mostra a confiança da população na carreira da Polícia Científica. "É uma carreira fascinante, com todas as garantias do serviço público, somadas a um trabalho motivador".


A remuneração inicial para o cargo de nível superior é de R$ 9.264,57. Já a remuneração para o cargo de nível médio é de R$ 3.163,35. Para a função de médico-legista, a jornada de trabalho é de 20 horas semanais. Para as demais funções, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Desta forma, além das vagas iniciais em aberto, existe a possibilidade de chamamento de mais candidatos, conforme outras vagas sejam autorizadas, criadas ou venham a vagar durante o período de validade do processo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade