O sistema público de abastecimento de água de Cascavel tem sido danificado por vândalos. Nos primeiros 11 dias de abril, a Sanepar registrou, quatro vezes, o furto de cabos de energia elétrica do poço do Bairro Morumbi. O roubo da fiação impede a produção de água e causa danos para a empresa e para a comunidade. O prejuízo maior é dos usuários, que têm o abastecimento com água tratada interrompido.
Nos quatro episódios, mais de 240 metros de fios foram roubados da unidade de produção. Também foram feitos estragos no quadro de comando e nos disjuntores elétricos. Isto representa custos de reposição de cerca de R$ 5 mil. Cada vez que os fios foram roubados, o poço ficou 48 horas sem operação, comprometendo o abastecimento para as regiões dos bairros Morumbi, Consolata, Bela Vista e parte do Periollo. No total, o poço deixou de produzir 6,4 milhões de litros de água.
Funcionários da Sanepar registraram boletins de ocorrência na delegacia de Cascavel. O gerente regional da empresa, Carlos Roberto Pinto, lembra que "a ação executada pelos vândalos representa crime contra o patrimônio público". Para quem comete o crime, a pena é de detenção e pode variar de um a quatro anos. Os receptadores do material furtado também estão agindo ilegalmente, e sujeitos à pena que pode chegar a cinco anos de prisão.
Os moradores das regiões próximas às unidades da Sanepar devem ficar alerta e denunciar caso observem pessoas estranhas mexendo nos equipamentos ou subindo nos postes. A denúncia deve ser feita à Sanepar pelo telefone 115 ou diretamente na polícia civil, no telefone 197. (AEN)