Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Capital

Desfile com cerca de 6,2 mil pessoas festeja em Curitiba os 202 anos da Independência do Brasil

Redação Bonde com AEN
07 set 2024 às 14:23
- Ari Dias/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O sol voltou a Curitiba e destacou as cores do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, neste sábado (7). São 202 anos deste marco para o Brasil.


A avenida Cândido de Abreu, no centro Cívico, na capital, foi palco para aproximadamente 6,2 mil pessoas desfilarem em uma celebração que reuniu civis, militares e entidades de diferentes esferas. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O evento contou com mais de 5 mil pessoas que participaram diretamente, entre as forças federais, o Exército, a Aeronáutica, a Marinha, as polícias, as guardas municipais, as escolas, grupos de motoqueiros. É um evento bonito, de patriotismo, de civismo, que sempre vale a pena as pessoas participarem”, comentou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira

Leia mais:

Imagem de destaque
Contra alunas

Califórnia: professor de colégio é afastado após denúncias de assédio sexual

Imagem de destaque
Redação Bonde com AEN

Conheça a história e os bastidores do Teatro Guaíra, que completa 140 anos

Imagem de destaque
2.827 vagas em Londrina

Paraná começa a semana com 22 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador

Imagem de destaque
Maior número em 14 anos

Aumento no número de incêndios florestais preocupa autoridades no Paraná


A solenidade foi aberta por volta das 9h com a 1ª Revista da Tropa, conduzida pelo general de brigada Márcio Ricardo Grala, comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército. Em seguida, o general de divisão Ricardo José Nigri, comandante da 5ª Divisão, realizou a 2ª Revista da Tropa, o que marcou o início oficial do desfile.

Publicidade


"Esta semana foi de muita preparação, muita coordenação com o Governo do Estado do Paraná. Uma semana muito importante, onde a gente sela um compromisso com a sociedade brasileira de patriotismo, de civismo, os nossos valores, aquele legado que recebemos da nossa Independência, e o compromisso que a gente faz, para o futuro, com os brasileiros, de soberania, de defesa da nossa Pátria e defesa da nossa sociedade”, apontou Nigri.


Um dos momentos mais emocionantes foi a passagem dos ex-integrantes do Batalhão Suez, que serviram em missões de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) e a apresentação de veículos históricos da Segunda Guerra Mundial, como o icônico Jeep Willys e o Dodge Comand, ambos de 1945.

Publicidade


As bandeiras históricas e os uniformes resgata uma parte importante da memória militar e trouxeram um ar de nostalgia para aqueles que têm ligação com esses episódios.

Publicidade


O público ainda teve a oportunidade de ver de perto os blindados Guarani e Leopard, que impressionaram com a imponência, enquanto quatro aeronaves sobrevoavam a via, coroando o desfile com o espetáculo aéreo.


O sargento da Força Aérea Wesley Miranda estava com os filhos Miguel e Maria. "Aproveitei essa oportunidade para mostrar para eles um pouco da civilidade, por isso o Miguel veio fardado, ela com a roupinha de princesa, para mostrar o que é o 7 de Setembro, a importância da Independência e a importância dos valores, e com toda essa emoção do desfile”, comentou.

Publicidade


Diversidade


O desfile foi dividido em duas partes. Na primeira, colégios cívico-militares e estaduais, associações e agremiações civis desfilaram pela avenida com cores vibrantes e passos coordenados. Escolas como o Colégio Militar de Curitiba e outras oito cívico-militares marcaram presença ao lado de cinco estaduais, destacando o papel da educação no fortalecimento dos valores cívicos.

Publicidade


Já na segunda parte, foi a vez das forças de segurança e defesa. Tropa a pé e motorizada da Marinha, Exército e Aeronáutica desfilaram ao lado da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica e Guarda Municipal.  


A Defesa Civil também teve espaço, destacando a importância do trabalho preventivo e de resposta em situações de emergência. Para encerrar, o Clube do Cavalo do Paraná, ao lado da cavalaria da Polícia Militar e do Colégio Militar, manteve a plateia vidrada no trotar imponente sobre a avenida.


O desfile de 7 de Setembro de 2024 em Curitiba foi conduzido pela 5ª Divisão de Exército em parceria com o Governo do Paraná.


Imagem
Dia Mundial da Barba: barbeiros de Londrina falam sobre estilos e cuidados com os pelos faciais
Celebrado no sábado (7), o Dia Mundial da Barba homenageia o visual que traz confiança e autenticidade para milhares de homens. Em comemoração à data, o Portal Bonde preparou um especial falando sobre a ''maquiagem do homem''
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade