O estado do Paraná enfrenta calor de verão na tarde desta segunda-feira (17), mesmo que o inverno ainda não tenha acabado. Em Antonina, no Litoral, foi registrado 41,9°C, a temperatura mais alta do estado e a mais alta desde o ano de 1999 na região, quando o Instituto Tecnológico Simepar começou a medir as temperaturas na cidade. De acordo com o órgão, a média das máximas para a cidade no inverno é de 29,3°C.
O calor é resultado de uma forte massa de ar quente e seco que atua sobre o estado. Em boa parte do Norte, Noroeste e Oeste do estado, os termômetros passam dos 38°C e a umidade relativa do ar registrada está abaixo dos 30%.
Os termômetros ficaram altos também em Paranavaí, com máxima de 38,1°C até as 15 horas desta segunda-feira. Na cidade foi registrado o menor índice de Umidade Relativa do Ar, com 12,7%. Londrina registrou máxima de 35,6°C e umidade de 26%. Já em Curitiba, os termômetros chegaram 31,2°C e umidade de 36%.
Tempo muda – O ar seco deve perder força nos próximos dias no estado. Uma frente fria, que está estacionada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, vai avançar para o Paraná entre a quarta (19) e quinta-feira (20) e provocar chuvas no estado. Segundo o Simpear, com a passagem da frente fria, as temperaturas vão ficar mais amenas.
Já na tarde desta segunda-feira, a nebulosidade aumenta e podem ocorrer pancadas de chuva isoladas em algumas cidades próximas da divisa do Paraná com Santa Catarina.