Paraná

Supermercado adota uso de sacola ecológica

23 jan 2007 às 20:31

A rede de supermercados Cidade Canção, de Maringá, adotou uma sacola ecológica com o objetivo de reduzir os danos ao meio ambiente. A idéia da nova sacola foi apresentada à direção do supermercado pela Fundação Verde, uma organização não-governamental (ONG) que atua na cidade há quase 8 anos. Segundo o presidente da ONG, Cláudio José Jorge, a rede de supermercados de Maringá é a primeira do Brasil a usar a sacola em larga escala.

Só para se ter idéia, a sacola tradicional usada nos supermercados demora quase um século para se decompor, enquanto as sacolas ecológicas demoram um ano e meio quando mantidas dentro de casa ou no máximo meio ano quando em contato com a terra. Aparentemente, os dois tipos de sacolas não apresentam nenhuma diferença.


A fase de testes para a implantação da sacola ecológica começou no final de outubro do ano passado, com a compra de um lote de dois milhões de unidades. E ainda não foi feita nenhuma campanha para informar os consumidores. Por isso, a professora Juliana Rigolin Fraguas não sabia da novidade. ''Eu achava que fossem sacolas normais mesmo, não sabia que eram diferenciadas. Isso é muito bacana''.


O corretor de imóveis José Carlos Druzian aprovou a iniciativa. ''Tudo aquilo que vem em benefício do meio ambiente é ótimo. Todas as empresas deveriam ter essa preocupação. Isto deveria ser adotado não apenas pelos supermercados, mas por todos os estabelecimentos que usam sacolas''.


Para a bióloga e pesquisadora, Clarice Gravena, da Universidade Estadual de Maringá, as pessoas devem saber que o ato de descartar uma sacola de maneira errada pode causar muitos danos ao meio ambiente. ''Parece que não, mas se você joga uma, o outro joga outra, isso vira um volume muito grande porque são milhões de pessoas que consomem isso todos os dias. Nós corremos o risco de ter tanto acúmulo de lixo que daqui a pouco não teremos onde ficar'', afirma.

A pesquisadora já tinha conhecimento que o supermercado usa a sacola ecológica e avalia que a medida é positiva. Ela fez pós graduação na Inglaterra, onde os supermercados restrigem o uso de sacolas. ''Lá, eles só dão a sacola se você pedir; eles recomendam para a pessoa reaproveitar a sacola que tem em casa para evitar desperdício. Com esse uso racional, a gente tem redução de custos e principalmente de danos ao meio ambiente''.


Continue lendo