Três crianças nasceram este ano, em pouco mais de dois meses, pelas mãos do soldado Antônio Marcos, que atua no posto do Corpo de Bombeiros do bairro Pilarzinho, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba. As duas meninas e um 'piá' vieram ao mundo dentro de viaturas do Siate, mediante chamado de ambulatórios municipais que não têm condição nem suporte para o socorro.
O soldado revelou à reportagem do Bonde que a primeira criança, uma menininha, nasceu no dia 15 de maio, no bairro Tanguá. Ele e o socorrista Júlio realizaram o procedimento. Dezesseis dias depois a cena se repetia: desta vez, um 'piá', com auxílio do bombeiro Ferraz, no bairro Santa Maria. O terceiro parto foi no dia 5 de agosto, quando nasceu Gardênia Brasil, nome dado à criança pela mãe. Este procedimento foi com a colaboração do assistente Alysson, no jardim Apucarana. Todos os partos foram realizados em Almirante Tamandaré.
Antônio Marcos disse que os partos feitos por ele serão inesquecíveis. "Geralmente somos acionados por falta de recurso das prefeituras, que deveriam ter ambulâncias disponíveis para esse tipo de atendimento. Mas diante dos quadros sempre urgentes, o nosso lado humano acaba falando mais alto", explicou.
O soldado, agora apelidado de 'Cegonha', revelou que as viaturas têm o 'kit parto' para atender as mamães necessitadas. "Colocamos as luvas esterilizadas e realizamos o procedimento: assistimos o parto, cortamos o cordão, agasalhamos a mamãe, coletamos todos os dados necessários da mãe e do recém-nascido, como pulso, pressão e batimentos cardíacos, e encaminhamos para o Hospital e Maternidade Mater Dei, nosso parceiro", revelou.
O alto grau de profissionalismo e dedicação dos militares no atendimento dessas ocorrências são fatores primordiais para o sucesso dos partos de urgência feitos dentro de viaturas.