O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) decidiu voltar atrás e esclarecer que um "alerta de furacão” no estado feito pela instituição em seu perfil oficial do Twiiter tratava-se de uma brincadeira do Dia da Mentira. A postagem, que usava uma hashtag para deixar claro seu teor irônico, acabou não sendo bem interpretada por alguns usuários da rede social. Já no pedido de desculpas, outros lamentaram o que consideraram apenas um problema de interpretação por parte dos críticos da brincadeira.
Veja a postagem que causou polêmica e acabou sendo apagada:
Em seguida, o esclarecimento com pedido de desculpas:
Leia mais:
Procon lança cartilha com orientações para compra de veículos usados no Paraná
Editora britânica elege passeio de trem do Paraná com um dos melhores do mundo
Inscrições para exames on-line de certificação do EJA começam nesta segunda-feira
Agências do Trabalhador do Paraná anunciam 17,3 mil vagas de emprego no Estado
Gente, o nosso último post causou preocupação em algumas pessoas e por isso apagamos. Quem nos acompanha sabe que eventualmente fazemos postagens descontraídas para se aproximar de vocês e dar mais alcance para as nossas informações. Pedimos desculpas pelo transtorno.
Publicidade Simepar (@simeparpr) April 1, 2021
Alguns internautas responderam a postagem:
@mihxb_ @ghlima7 putz, postaram que ia vir furacão no paraná e galera pirou ahuahuahuahua
Publicidade
eu adoro 1° de abril mano, séloko
Pablo Dressel #99 (@PabloDressel) April 1, 2021
A tal da interpretação de texto não é pra ser tão difícil assim.
Publicidade Lucas Vinícius (@beraldilucas) April 1, 2021
Ahhh... Até o mapa denunciava a brincadeira. Mas valeu, pelos entusiastas do clima.
Glauco (@glaucohass) April 1, 2021
nós temos seguido sempre a descontração de alguns post’s q vcs fazem e achamos muito legal. Em tempos tão difíceis ainda conseguimos dar um sorriso com uma brincadeirinha da nossa infância. Republiquem, não nos privem destes pequenos instantes de bom humor. Minhas homenagens!!
Publicidade Joachim Fish (@FishJoachim) April 1, 2021
Adiantou nada apagar, o pessoal já fez prints, mas o pior desastre que está acontecendo se chama: covid e com certeza devemos ficar em casa..
G-thiagobz waaminifu (@waaminifu_JR) April 1, 2021
Paralelamente ao ocorrido com o perfil oficial do Simepar, o Dia da Mentira de 2021 acabou ganhando um novo contorno, sendo tratado por muitos profissionais da comunicação como uma data que marca o combate à desinformação, especialmente por conta das "fake news" criadas com informações falsas sobre a pandemia da Covid-19 nos últimos 12 meses no Brasil. O luto das milhares de famílias também desmotivou a produção de piadas ou postagens engraçadas.
Além disso, pelo segundo ano seguido, empresas de tecnologia, como o Google, decidiram orientar os seus funcionários a não levaram adiante ferramentas, postagens irônicas ou engraçadas em razão da data. De acordo com o Insider, a ordem partiu do vice-presidente de marketing global do Google, Marvin Chow como forma de respeito às pessoas que perderam suas vidas pela Covid-19. Ele também avaliou que a internet já está cheia de "mentiras” e que o momento é mais adequado para trazer "alegria aos usuários”, disse em um comunicado interno.
O Dia da Mentira de 2021 também ficará marcado por uma "fake new” criada pela equipe de marketing da Volkswagen e que acabou enganando veículos de imprensa internacionais. Uma peça publicitária anunciando que a empresa mudaria seu nome para "Voltswagen”, em alusão ao suposto lançamento de seu novo carro elétrico, também pegou muita gente de surpresa.