Paraná

Sem-terra retomam ações no Paraná

10 jan 2003 às 20:22

Famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) retomaram suas ações no Paraná. Nesta semana, novos acampamentos surgiram em Foz do Jordão (115 km ao sul de Guarapuava), entre Rio Bonito do Iguaçu e Laranjeiras do Sul (109 km ao oeste de Guarapuava), e um grupo de 350 famílias retornou a uma área na Lapa (71 km ao Oeste de Curitiba), de onde havia sido despejado.

Além disso, na quarta-feira à noite famílias que se declaram integrantes do MST entraram na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, no município de Faxinal (76 km ao sul de Apucarana), ocupando parte da propriedade. Foi a primeira invasão no Estado desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


De acordo com informações da Polícia Militar de Faxinal e de funcionários da Fazenda Nossa Senhora do Carmo, cerca de 200 sem-terra estariam ocupando uma área conhecida como Fazenda 1.500 (ou Fazenda Brasileira). Toda a propriedade pertence a Osvaldo Petrílio (residente em São Paulo) e é dividida pelo Rio Pereira. No total, são cerca de 4,4 mil alqueires. O MST estaria em uma área que abrange 1,5 mil alqueires.

*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina


Continue lendo