O curso de medicina da Faculdade Honpar (Hospital Norte Paranaense) em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) vai abrir inscrições de 1º a 6 de outubro. As aulas já começam no dia 21 do mesmo mês. As informações foram confirmadas pela instituição em apresentação à imprensa na manhã desta quarta-feira (18). A portaria do MEC (Ministério da Educação) que autorizou a criação do curso foi publicada no último dia 30 de agosto.
Os interessados em ingressar na faculdade neste primeiro processo seletivo devem se inscrever com o aproveitamento do boletim de desenvolvimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 a 2023, segundo Adelia Rebelatto, coordenadora administrativa da faculdade Honpar. O edital já se encontra publicado no endereço eletrônico https://faculdadehonpar.edu.br/. De acordo com a instituição, as aulas serão em turno integral, com carga horária de 7200 a 9000 horas e a mensalidade é de R$ 12.756,90. Ainda segundo o Honpar, a instituição está se mobilizando para ter financiamentos estudantis, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), além de viabilizar uma maneira própria de financiamento com instituições parceiras.
A formação não terá foco em uma área específica da medicina, e objetiva a formação do profissional que possa atuar em diferentes áreas. A base é em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como o PBL (Problem Based Learning) – aprendizagem baseada em problemas, na sigla em inglês e o método TBL (Team Based Learning) – com aulas e discussões de casos.
Leia mais:
Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Os futuros alunos vão encontrar salas com computadores, microscópios, réplicas de partes do corpo humano, telas interativas, biblioteca física e on-line (cujo acesso se dará por meio de aplicativo e plataformas disponibilizadas aos discentes), por exemplo.
"Eu diria que a importância da faculdade (de Medicina Honpar) é em Arapongas, mas não seria para Arapongas - seria para o Paraná e o Brasil. É uma faculdade que está começando de uma situação já estabelecida, que é um hospital que está entre os melhores hospitais do Paraná, e o hospital que mais opera coração no Sul do Brasil", destaca Francisco Gregori Júnior, cirurgião cardíaco e representante dos docentes do curso de Medicina da Faculdade Honpar. "Apesar de a faculdade ter o intuito de ser o aluno, na parte de formação, generalista, o hospital oferece oportunidade de o aluno caminhar para qualquer especialidade que ele quiser. O corpo clínico é composto por indivíduos com mestrado, doutorado e especialistas. Portanto, está tudo pronto para começar. É uma faculdade que já deu certo antes de começar", comenta.
"Porque tem um corpo clínico apropriado para isso, como eu, que sou aposentado da UEL (Universidade Estadual de Londrina), onde fui professor durante 33 anos, e agora estou louco para começar essa faculdade para continuar. Estou na flor da idade, tenho muito a oferecer. Igual a mim, tem o corpo clínico, em que estão jubilados, indivíduos que não tiveram oportunidade de serem professores em outra faculdade por falta de contratação do Estado, por exemplo. Esses indivíduos estão aqui, precisam ser aproveitados", detalha o cirurgião.
A instituição já contava anteriormente com curso de Tecnólogo em Radiologia e especializações, com as residências médicas em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Urologia e Cirurgia Cardiovascular.
O acesso à faculdade é pela rua Rendeira, 130, ao lado do portão 1, via lateral da entrada principal do Honpar. A estrutura dá acesso internamente às instalações do hospital, sem necessidade de o aluno/professor se deslocar pelo lado externo.
Atualizada às 14h25.