Paraná

São José dos Pinhais aperta "toque de recolher"

20 jun 2001 às 20:19

A Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com as polícias Civil e Militar, promete reforçar a fiscalização dos bares que não cumprirem o "toque de recolher". A partir de hoje, aqueles que desobedecerem à lei estarão sujeitos a fechar definitivamente suas portas. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Finanças, Osmar Domingos Fogiatto.

O "toque de recolher", que obriga os bares a fecharem às 23 horas durante a semana e às 24 horas nos sábados e domingos entrou em vigor em São José dos Pinhais, em julho do ano passado, mas muitos estabelecimentos acabavam driblando a fiscalização.


Para reforçar a lei, segundo Fogiatto, a prefeitura decidiu apresentar uma emenda, aprovada no último dia 4 de maio, que propõe a especificação, nos alvarás, dos horários de funcionamento dos bares e botequins. Todos os alvarás já expedidos serão substituídos. A medida vale para estabelecimentos que caracterizam a venda de bebida alcoólica no balcão.


Cerca de 15 a 20 homens estarão envolvidos no trabalho de fiscalização dos bares, garantiu o comandante do 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Sidney Michelowski.

De acordo com Michelowski, desde que o toque de recolher entrou em vigor percebeu-se uma redução de 10% a 15% no índice de criminalidade de São dos Pinhais. Ele acredita que com maior rigor na fiscalização, esse percentual poderá aumentar. Segundo o capitão, o álcool está relacionado com a maioria dos crimes contra a pessoa, principalmente, homicídios e lesões corporais.


Continue lendo