Até o final do mês de agosto, todo o cabeamento da rede elétrica e dos serviços de TV a cabo, telefonia e internet da Rua Comendador Araújo, na região central de Curitiba, será subterrâneo. Todos os postes da Copel serão retirados e a rua passará a ter apenas os postes de iluminação pública. A medida é mais um passo no processo liderado pela Prefeitura para remover cabos irregulares, que além do mau aspecto estético representam um problema de segurança para a cidade.
A novidade foi acordada nesta quarta-feira (16), em reunião realizada na Prefeitura de Curitiba, entre representantes da Secretaria do Governo Municipal e de 18 empresas que fazem operação de TV a cabo, telefonia e internet em Curitiba. Três operadoras – NET, GVT e Embratel – estão construindo em conjunto um duto para colocação de cabos na Comendador Araújo.
"Este trabalho deve ser finalizado nos próximos 30 dias. Após esse período, a Copel e a Prefeitura irão retirar os postes existentes na Comendador Araújo. As demais operadoras que atuam na região deverão entrar em contato com as três construtoras do duto para negociar o compartilhamento da estrutura", informa o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi.
Atualmente, além de NET, GVT e Embratel, as empresas Algar Telecom e BRFibra Telecomunicações (que representa também mais duas empresas) têm assinado um termo de compromisso com a Prefeitura de Curitiba, comprometendo-se a resolver o problema de fios e cabos irregulares na cidade. Após o encontro desta quarta, novas empresas manifestaram interesse em assinar o mesmo termo nos próximos dias.
A reunião também definiu que as empresas de TV a cabo, telefonia e internet fornecerão equipes de limpeza para retirada de cabeamento irregular na cidade, as quais trabalharão sob coordenação da Prefeitura e da Copel. As empresas ainda concordaram em voltar a participar de um grupo de estudos formado em 2013 pela Prefeitura, para debater formas de compartilhamento de dutos na cidade e novas tecnologias na área.