A Estação Rodoferroviária de Curitiba completa 40 anos de funcionamento nesta terça-feira (13). O local é a principal referência para quem chega à cidade em um dos ônibus das 35 empresas que atendem linhas intermunicipais, interestaduais e internacionais. O terminal tem área de 72.160 metros quadrados – 25,6 mil deles de área construída -, além dos 10 mil metros quadrados de área verde.
Desde sua instalação, conforme os decretos 184, de 1972, e 90, de 1976, a Prefeitura de Curitiba delegou à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), as atribuições de operar e administrar o terminal rodoviário.
Projetado pelo já falecido arquiteto Rubens Meister, o complexo foi construído às margens da avenida Presidente Affonso Camargo pela Construtora Pussoli Ltda, dividido em três alas – interestadual, estadual e ferroviária, além do prédio central, em formato de cubo, hoje ocupado pela direção da Urbs. A primeira saída de um ônibus rodoviário do novo terminal foi numa quinta-feira, 26 de outubro de 1972, mas a inauguração oficial foi numa quarta-feira, 13 de novembro do mesmo ano.
Até então, o Terminal Guadalupe, na rua João Negrão, inaugurado em 1958 pelo então prefeito Ney Aminthas de Barros Braga, era o ponto de chegada e saída de ônibus rodoviários. O novo complexo então construído no antigo bairro Capanema, hoje Jardim Botânico, dispunha de uma completa infraestrutura então inédita na cidade, dispondo de um total de 50 plataformas – 25 na ala interestadual, e outras 25 na ala estadual, além de lanchonetes, restaurantes e serviços – casa lotérica, posto da Polícia Militar, bancas de revistas, lojas de artigos para presentes e lembranças.
"Ao completar 40 anos, o terminal passa pela sua primeira grande revitalização. Considerado pela Urbs uma pequena cidade que precisa ser bem administrada 24 horas por dia para atender as cerca de dez mil pessoas que diariamente circulam embarcam em aproximadamente 350 ônibus com direção aos mais diversos destinos", diz o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Urbs, Fabiano Braga Côrtes Júnior. Os trabalhos, que fazem parte da preparação para a Copa do Mundo da Fifa 2014, devem estar concluídos em setembro de 2013, de acordo com a prefeitura.
Números – A Rodoferroviária de Curitiba ocupa endereço estratégico, porque o acesso ao terminal é feito fácil e rapidamente por intermédio do Sistema Integrado de Transporte. Quem desembarca no Aeroporto Internacional Affonso Pena, no vizinho município de São José dos Pinhais, chega à rodoviária com ajuda de ônibus executivos que ligam os dois terminais, ou com o ônibus Linha Direta Aeroporto – o popular Ligeirinho -, que sai do terminal aeroviário e para na estação-tubo Rodoferroviária, que fica na esquina da avenida Sete de Setembro e a rua Mariano Torres, a 100 metros dos ônibus rodoviários. Da rodoviária também não há qualquer dificuldade em chegar ao centro da cidade e à vasta rede hoteleira.
As empresas interestaduais atendem 62 linhas; as intermunicipais, ou seja, as que operam exclusivamente dentro do Paraná, 85 linhas, e as internacionais, cinco linhas com seis horários/dia de forma alternada. Há ainda outras 36 linhas em trânsito.
Em novembro de 1972, quando a Rodoferroviária foi inaugurada, dando início às operações em substituição ao velho Terminal Guadalupe, o movimento, de 13 a 30 daquele mês, somou 22.007 saídas, 18.717 chegadas, 361 ônibus em trânsito, totalizando 41.085 coletivos. No mesmo período houve 403.640 embarques, 459.627 desembarques, 8.009 pessoas em trânsito, totalizando 961.276 passageiros.
Em 40 anos de funcionamento, o maior movimento de ônibus na Rodoferroviária verificou-se em 1987, quando 394.045 coletivos chegaram e saíram do terminal. O movimento recorde de embarques, desembarques e pessoas em trânsito também foi apurado em 1987, contabilizando 11,5 milhões de passageiros.