Durante as festas de Ano-Novo, o volume de lixo gerado no litoral paranaense aumenta consideravelmente. Para que se tenha uma ideia em dias normais - durante a operação verão - são coletados em média 220 toneladas de lixo por dia nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. No período do Ano-Novo o volume dobra. No dia 01 de janeiro de 2010 foram recolhidas 372 toneladas de lixo e no dia 02 de janeiro, foram encaminhadas aos aterros sanitários, 449 toneladas de lixo.
Neste final de ano, o Governo do Estado ampliou os serviços de coleta de lixo, prevendo um aumento de 10% na geração de lixo, tendo em vista que o número de pessoas que buscam as praias do Estado para passar essa época do ano chega a aumentar vinte vezes, fazendo com que o consumo também seja maior.
"A coleta acontece todos os dias, das 8h às 18h. O aconselhável é que o morador procure deixar nas lixeiras o volume durante a noite, garantindo a coleta no outro dia", informou o presidente do Instituto das Águas, João Samek.
Para a Operação Verão 2011, o governo investiu R$ 9,6 milhões para promover a coleta seletiva do lixo nos municípios do Litoral e nas ilhas.