Na primeira semana de funcionamento, o Restaurante Popular de Curitiba, inaugurado pelo prefeito Beto Richa no dia 16, atendeu 8.723 pessoas. A média de atendimento foi de 1.453 pessoas por dia.
Com cozinha especialmente equipada para o preparo de um grande número de refeições, o restaurante tem capacidade para servir até 2 mil almoços por dia. A expectativa da Secretaria Municipal do Abastecimento é chegar a duas mil refeições diárias no prazo de um mês. "Nossa meta é atingir a capacidade plena do restaurante", diz o secretário do Abastecimento, Norberto Ortigara.
O público que procura o restaurante é variado. São estudantes, idosos, aposentados, desempregados, trabalhadores do centro da cidade, vendedores ambulantes, catadores de papel e trabalhadores da construção civil. A comida excedente é encaminhada ao programa Refeição Solidária, da Prefeitura, que a repassa para instituições sociais conveniadas.
Construído pela Prefeitura com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, o restaurante fica na Rua da Cidadania da praça Rui Barbosa e serve refeições a R$ 1,00 o prato. As refeições são servidas de segunda-feira a sexta-feira, das 11h30 às 14h30. Os cartões que dão acesso ao restaurante são vendidos na recepção, a partir das 11h.
O Restaurante Popular é administrado pela Secretaria do Abastecimento em parceria com a Ação Social do Paraná. O cardápio é elaborado por nutricionista da Prefeitura e inclui carnes, cereais, verduras, legumes, massas e frutas. Cada refeição fornece cerca de 1.300 calorias.
Números do Restaurante Popular na primeira semana:
Sexta-feira (17) - 1.364 pessoas
Segunda-feira (20) - 1.402
Terça-feira (21) - 1.388
Quarta-feira (22) - 1.473
Quinta-feira (23) - 1.545
Sexta-feira (24) - 1.551