Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba quais

Região metropolitana de Londrina tem sete municípios com menos de dez casos de dengue

Pedro Marconi - Grupo Folha
30 mar 2023 às 17:46

Compartilhar notícia

- Pedro Ribas/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Se várias cidades da região de Londrina enfrentam situação crítica ou já de epidemia da dengue, outras vivem um momento bem mais tranquilo em relação à doença quando o assunto é dados. Cafeara, por exemplo, não tem nenhum registro desde julho de 2022, quando começou o atual ciclo epidemiológico da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Outros sete municípios têm menos de dez casos nos últimos oito meses.


É o caso de Primeiro de Maio, a cerca de 70 quilômetros de distância de Londrina. A cidade de pouco mais de 11 mil habitantes contabilizou um caso positivo da doença a partir dos dados da Sesa, mas pelas contas do município a quantidade está em três. “Temos feito trabalhos específicos, com remoções de criadouros, orientando a população, usando bomba costal. Percebemos que a maioria dos focos foi encontrada em acúmulo da água da chuva, como tambores e baldes”, relatou Victor Matheus Pedrinelli Gelan, coordenador de Endemias.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Apesar dos poucos casos, o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti) realizado no início do ano mostrou infestação de 5,8%, que é considerada de risco. “Notamos nos últimos dias um aumento significativo de pessoas com sintomas de dengue no hospital e UBS (Unidades Básicas de Saúde). Por isso, temos realizado os bloqueios”, destacou o diretor de Atenção Primária à Saúde, Carlos Eduardo Marcondes. A secretaria municipal de Saúde tem 58 notificações que aguardam resultado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


O que também deixa a pasta em alerta é que Primeiro de Maio fica no canal endêmico, que são localidades definidas pela 17ª Regional de Saúde com probabilidade de epidemia por conta do histórico e características. “Ficamos tranquilos e preocupados ao mesmo tempo, mas continuamos conscientes sobre os riscos, com atenção junto à população. Já adquirimos soro, equipe está preparada e seguimos atentos”, afirmou a secretária Maria Rita Chicarelli.


Continue lendo na Folha de Londrina.


Imagem
Região metropolitana tem sete cidades com menos de dez casos de dengue
Apesar de poucos doentes, municípios estão em alerta e se preparando para possível aumento de confirmações
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo