A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Cooperativa Castrolanda, lançou nesta quinta-feira (18), no Memorial da Imigração Holandesa, o projeto Cooperjovem que será realizado com 500 alunos das escolas municipais Relindis Capilé e Estação do Tronco para difundir o cooperativismo junto à comunidade escolar, fortalecendo a identidade cooperativista.
De acordo com a diretora do Departamento de Educação, Rejane Nocera, a idéia é desenvolver ações, projetos e parcerias para que a criança experimente a proposta da cooperação com princípios cooperativistas, baseado em ajuda mútua e interesse pela comunidade.
Para a representante do Sescoop, Vanessa Cristófoli de Castro, é preciso quebrar o paradigma de que para ganhar é necessário 'derrubar' alguém. "A cooperação ensina que é possível o resultado em que todos ganham".
Etapas - O Cooperjovem terá duas fases. A primeira, "Iniciando a Cooperação", será desenvolvida com alunos da faixa etária de 6 a 13 anos e visa estimular a formação de uma consciência inicial sobre cooperação e cooperativismo. A segunda, "Vivendo Cooperação", vai abranger alunos na faixa etária dos 14 aos 24 anos e está estruturada para ampliar a percepção do sentido e da prática da cooperação e do cooperativismo, tendo como principal preocupação a preparação do jovem para o entendimento do mundo do trabalho por meio do empreendimento cooperativista.
Conhecimento - Os professores passaram por capacitação no mês de agosto e receberam do Sescoop todo o material didático para trabalhar em sala de aula. As crianças ganharão cartilhas sobre noções do cooperativismo. Ainda neste mês, os educadores participam em Londrina de um evento para troca de informações e novos conteúdos sobre programas já em desenvolvimento em outras escolas. Para as crianças as atividades incluem visita ao Moinho e à Cooperativa Castrolanda para aprofundar o contato com a cultura holandesa.
O secretário de Educação, Carlos Eduardo Sanches, destacou que a proposta do projeto resgata valores como a convivência e busca também a cidadania. "Tenho certeza de que será um sucesso porque a criança é um grande agente transformador na comunidade".
Para 2008, a meta é estender o projeto para outras escolas da rede municipal de ensino.