Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Causas

Adoções caem 12% no Paraná em 2024 em comparação com 2023

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
11 nov 2024 às 10:28

Compartilhar notícia

- Taryn Elliott/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de adoções no Paraná caiu 12% nos nove primeiros meses de 2024 se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), foram 428 adoções entre janeiro e setembro deste ano contra 479 em 2023. O número, no entanto, ainda é superior ao registrado no mesmo período desde 2019, quando os dados começaram a ser computados.


A promotora Fabiana Pimenta Soares, da 22ª Promotoria de Justiça de Londrina, atua na área da Infância e explica que a redução no número de adoções entre 2023 e 2024 pode ter como causa alguns pontos, como o melhor funcionamento das políticas públicas que servem de suporte às famílias, permitindo controlar a situação de risco antes que a criança ou adolescente precise ser retirado da casa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Pode-se pensar em um menor número de crianças e adolescentes acolhidos, o que vai gerar, proporcionalmente, uma redução no número de crianças e adolescentes disponíveis para adoção”, aponta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Rodovias

Motorista morre em colisão frontal de carro e caminhão em Wenceslau Braz

Imagem de destaque
Em Umuarama

Ministério Público vai implantar décima unidade do Gaeco no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Turismo religioso

No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas

Imagem de destaque
Alerta

Regional de Saúde de Londrina continua a liderar casos de dengue no Paraná, com 936


No Paraná, a idade mais procurada pelos adotantes é de crianças entre 4 e 6 anos, seguido de 2 a 4 anos. Essa também pode ser uma das justificativas para a queda de adoções, já que há poucas crianças disponíveis nesse perfil.

Publicidade


“Se a gente tem um número maior de adolescentes que estão disponíveis para adoção, nós não vemos o processo evoluindo, já que a maioria dos pretendentes prefere um perfil de criança de até 10 anos de idade”, explica. Por fim, aponta, a pandemia de Covid também pode ter contribuído para o cenário, já que prolongou o processo de adoção.


Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.


LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Adoções caem 12% no Paraná em 2024
Adoções no Paraná caem 12% em 2024. Entenda as causas e desafios da adoção tardia, além de depoimentos de quem viveu essa experiência transformadora.
Imagem
Londrina é o 10º município do Brasil em maior avanço em franquias
Londrina ocupa o décimo lugar no ranking das 30 cidades brasileiras onde as franquias mais cresceram em faturamento em 2024. O levantamento, realizado pela ABF
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo