O programa Paraná Alfabetizado está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira para alfabetizadores, preferencialmente professores das redes públicas estadual e municipal de ensino. Em lugares de difícil acesso, o alfabetizador pode ter como nível de formação apenas ensino médio completo.
Segundo o coordenador do programa, Wagner Roberto do Amaral, esta é a terceira chamada pública realizada este ano. "Trata-se de um trabalho voluntário, sem vínculo empregatício, apenas com o pagamento de uma bolsa-auxílio de R$ 260 por mês".
Ele informa que o programa já atendeu 130 mil pessoas no Paraná, sendo cerca de 68% dos participantes com mais de 40 anos de idade. O Censo do IBGE de 2005 identificou 540 mil analfabetos no Paraná, ou seja, 5,2% da população. A Unesco considera aceitável o índice de 3%. Na América Latina, apenas Cuba e Venezuela se enquadram nele.
De acordo com o coordenador do programa, mais 100 mil pessoas devem ser atendidas pelo programa até o final de 2007.
Os interessados devem procurar o colégio estadual mais próximo ou ligar gratuitamente para 0800-416200. A reportagem testou o número hoje e ninguém atendia.
ABr