Prefeitos de 22 municípios paranaenses estiveram representados em solenidade no Palácio Iguaçu para a assinatura de termos de compromisso para o desenvolvimento local e execução de programas sociais aprovados pelo projeto Comunidade Ativa, do governo federal. Entre os municípios que estão sendo beneficiados estão Barracão, Iretama, Ortigueira, Reserva e Salgado Filho. Nestas cidades, serão realizadas ações para a geração de renda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro-empresas (Sebrae).
A prefeita de Iporã, Maria Aparecida Zago (PSDB), tesoureira da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), acredita que a parceria com os governos federal e estadual poderá construir um desenvolvimento social e econômico para o município, que tem atualmente cerca de 16,5 mil habitantes. O pacto prevê a instalação do Fórum Municipal de Desenvolvimento Integral e que terá como meta desenvolver programas em conjunto com a sociedade. "Passaremos a investir diretamente no ser humano, capacitando-o e preparando-o para o mercado de trabalho", disse ela.
Iporã é um município eminentemente agrícola e com forte produção pecuária. Ele é rico em culturas como a mandioca, café, soja e milho. "Apesar de termos um município rico em agropecuária, temos muito desemprego. E nosso povo não tem estudo técnico. Não temos nenhuma escola técnica na região", destacou a prefeita.
O secretário executivo da Comunidade Solidária e da Casa Civil, Ludgério Monteiro, destacou que o programa tem como meta combater a pobreza e a exclusão social. Ele anunciou a redução de contrapartida para os municípios em aporte de recursos para programas aprovados pelo governo fedral. A contrapartida cai de 10% para 1%. "Levamos conhecimento para os municípios, capacitação e campanhas educativas. Esperamos resultados", cobrou ele. Atualmente, o programa está presente em 252 municípios brasileiros. Até o final do ano serão 550. A meta para 2002 é atingir mil municípios.