Cerca de 2,6 mil professores vão às urnas nesta quarta-feira para definir a nova diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). Duas chapas, "Associação dos Professores" e "Ciência e Consciência", disputam o comando da entidade sindical. Quem ganhar, comanda a APUFPR pelos próximos dois anos e tem chances de influir na eleição da reitoria, em outubro.
A disputa promete ser apertada. No último pleito, a chapa vencedora ficou na frente por apenas quatro votos. "A eleição é uma caixinha de surpresas, tudo pode acontecer, mas confiamos na vitória", diz o candidato a presidente pela chapa Associação, Remy Lessnau. Com um discurso de oposição, Francisco de Assis Marques, candidato da Ciência e Consciência, prega independência.
"O sindicato se transformou numa entidade de recreação e lazer. Vamos resgatar a universidade como espaço de debate, voltar a informar a categoria sobre o que está acontecendo", afirmou Marques. Lessnau negou ser o candidato da situação. "A atual diretoria não tem nada a ver conosco. A gente organizou um grupo independente. Não temos vínculo nenhum, a não ser de amizade, que se estende também aos membros da outra chapa", disse Lessnau.