Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rede Integrada de Transporte

Prefeitura faz pedido para que Estado licite linhas metropolitanas

PMC
07 mar 2014 às 12:31
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Curitiba entrou, na quinta-feira (6), com pedidos de providências no Ministério Público (MP) do Paraná e Tribunal de Contas (TC) do Paraná para que o governo do Estado licite as linhas metropolitanas de 13 municípios que hoje compõem a Rede Integrada de Transportes (RIT).

O pedido tem como base o descumprimento de acordo firmado entre a prefeitura e o governo, no qual o Executivo do Estado assumiu o compromisso de fazer a licitação até 28 de fevereiro de 2014.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O compromisso foi assumido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) no convênio, assinado em 8 de maio do ano passado, que delegou à Urbs (Urbanização de Curitiba S.A) o gerenciamento da RIT. O convênio venceu no último dia 28 e foi renovado, provisoriamente, até o próximo dia 15.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mensalidade de R$ 12,7 mil

Curso de Medicina em Arapongas abre inscrições em outubro

Imagem de destaque
Empreendedorismo

Em parceria com o Estado, Shopee lança seção exclusiva com produtos paranaenses

Imagem de destaque
Veja vídeo

Gato-maracajá volta à natureza após 10 meses de reabilitação em Cornélio Procópio

Imagem de destaque
Até 29 de setembro

Polícia Penal do Paraná abre inscrições para PSS com 145 vagas na área de saúde


O item 3 do Plano de Trabalho estabelecido pelo convênio é claro ao estabelecer que a Sedu deve "outorgar as concessões para o transporte coletivo metropolitano de passageiros, através de licitação".

Publicidade


"A licitação tem potencial de reduzir a tarifa técnica metropolitana já que irá estabelecer regras de remuneração das empresas, que hoje operam precariamente, apenas com concessões", explica o presidente da Urbs, Roberto Gregório.


"Precisamos saber, por exemplo, se a desoneração dos impostos federais (PIS/Cofins) e do ICMS do diesel está tendo impacto integral na tarifa metropolitana", completa Gregório.


RMC - Os municípios metropolitanos que compõem a RIT são: Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

Estes municípios contam, na Rede Integrada com 105 linhas, 570 ônibus e 460 mil passageiros transportados por dia útil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade