O Prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti (PP), lamentou a explosão de silos na Cooperativa C.Vale localizada no município. Até a manhã desta quinta-feira (27), o Corpo de Bombeiros confirma oito mortos - sete no local e um após receber atendimento em um hospital de Cascavel -, 11 pacientes hospitalizados e um desaparecido.
"A explosão foi trágica e grave porque vários silos da Cooperativa C.Vale explodiram. Então nos mobilizamos urgentemente e rapidamente para atender às necessidades das pessoas atingidas", afirma Giacometti em um vídeo publicado em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Salários de até R$ 9.336,34Paranaprevidência abre inscrições para concurso público
Dia da Consciência NegraÓrgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Fique atento!Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Falso processo de suspensãoDetran alerta para golpes por mensagens SMS
Segundo o prefeito, o Município de Palotina acionou equipes de saúde e da Defesa Civil para comparecer até o local da explosão. Além disso, prefeitos de cidades da região colocaram os serviços à disposição de Palotina para a realização do primeiro atendimento.
No vídeo, Giacometti relata que duas pessoas resgatadas ainda com vida foram levadas para o hospital municipal da cidade. Ambos os pacientes estão entubados.
A informação é confirmada, ainda, pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), que, por meio de nota, afirmou que 10 feridos foram transferidos para instituições de saúde do Estado: sete em Cascavel e um em Curitiba, além dos dois atendidos em Palotina.
SOLIDARIEDADE AOS MORADORES
O governador em exercício Darci Piana (PSD), o comandante dos Bombeiros, coronel Manoel Vasco, e o secretário da Segurança do Estado, Hudson Leôncio Teixeira, compareceram local na manhã desta quinta-feira para a continuidade da operação e para prestar solidariedade aos moradores da cidade.
A Sesa informou que permanece em alerta para prestar apoio operacional e de assistência às unidades e estruturas hospitalares do Estado e para auxiliar os municípios da região Oeste por meio da Regulação de Leitos.
GOVERNO SE POSICIONA
O Governo do Paraná, por meio de nota, afirmou lamentar "profundamente o grave incidente ocorrido [...] em uma cooperativa na cidade de Palotina".
O governador Ratinho Junior (PSD), que está em viagem oficial aos Estados Unidos, se posicionou sobre o caso. "O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando", afirmou.
Darci Piana, governador em exercício, prestou apoio às vítimas e às suas famílias e afirmou que o Estado se compromete em auxiliar os afetados. "É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia."
Atualizada às 11h20.