No segundo ano da Operação Inverno, relativa à fiscalização no mês de julho, do transporte coletivo intermunicipal de passageiros, houve aumento de 23% no total de veículos abordados (de 1285 para 1.591), em comparação ao ano passado. A ação foi feita pela gerência de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, e concentrada no Posto Rodoviário de Santa Terezinha do Itaipu, na BR-277- quilômetro 714.
Foi registrado aumento de 24% no total de penalidades aplicadas (de 145 para 180) e de 15% no total previsto de arrecadação total da operação (de 719.714,10 para 829.193,55). O percentual de veículos autuados, em relação aos fiscalizados, se manteve no percentual médio de 11%.
A Operação Inverno foi criada para diminuir o número de irregularidades na região Oeste do Estado e, principalmente, na fronteira com Foz do Iguaçu, onde não existe base fixa do DER.
O maior número de infrações aplicadas continua sendo nos Grupos II (falta de documentos de porte obrigatório), no Grupo V (ausência de licença específica) e no Grupo VI (sem registro e sem licença - clandestinos). As estatísticas mostram aumento de 10% no total de autuações do Grupo II, que passou de 17% para 27% do total de autuados, redução de 8% no Grupo V (ausência de licenças), e de 11% no Grupo VI, no qual se enquadram os serviços clandestinos, ou seja, os de maiores riscos.