O comandante da Polícia Militar do Paraná, coronel David Pancotti, apresentou ao governador Roberto Requião um anteprojeto de lei que prevê a substituição dos policiais da ativa atualmente em função administrativa.
O estudo foi apresentado na manhã desta terça-feira, durante a reunião da Operação Mãos Limpas, e prevê o aproveitamento de policiais inativos para as tarefas administrativas. O objetivo é liberar mais policiais para atender a comunidade nas ruas.
Segundo o coronel Pancotti, a preferência é fazer a substituição por policiais inativos, porque eles conhecem a corporação e não demandariam treinamento.
"Mas também poderão ser utilizados funcionários civis e pessoas portadoras de deficiências para as atividades administrativas", disse Pancotti. Atualmente, cerca de 10% do efetivo da Polícia Militar exerce esse tipo de função.
O anteprojeto foi encaminhado à Procuradoria-Geral do Estado, para que fosse emitido um parecer jurídico. Depois, será submetido ao governador, que pode decidir pelo encaminhamento, como projeto de lei, à Assembléia Legislativa.