Paraná

Polícia Rodoviária começa campanha "Protegendo a Vida"

20 abr 2007 às 19:11

O Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv) lançou, nesta sexta-feira (20), a campanha "Protegendo a Vida". O objetivo é conscientizar motoristas sobre a importância do respeito às leis de trânsito, a primeira medida eficiente para uma circulação mais segura de veículos, seja nas estradas ou nas cidades. A ação está sendo desenvolvida nos 15 mil quilômetros de estradas fiscalizadas pelo batalhão. A fiscalização acontece nos 64 postos de fiscalização e em trechos de estradas considerados perigosos, onde estão sendo usados radares.

Num dos postos de fiscalização, no Contorno Sul de Curitiba, a operação foi montadas nos dois sentidos da pista. "Estamos verificando a documentação e as condições de trafegabilidade do veículo. Encontramos algumas irregularidades como falta de pagamento dos impostos obrigatórios e veículos com condições de segurança deficientes e foram recolhidos ao pátio", disse o comandante da 1.ª Companhia do BPRv, capitão Adilson da Silva. Ele explicou que os motoristas devem estar atentos a problemas mecânicos ou de conservação, que podem ser causa de acidentes.


Preocupação – A preocupação do comando do BPRv se pauta pelos números trágicos de mortes. Números como os divulgados nesta sexta-feira (20) pela Organização das Nações Unidas (ONU) que mostram que mais de mil jovens morrem por dia no trânsito em todo o mundo. Apenas nas estradas, as mortes somam 400 mil casos apenas entre vítimas com menos de 25 anos de idade. "Queremos atingir pessoas de todas as idades porque uma das nossas missões é preservar vidas", disse o tenente-coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, comandante do BPRv.

Paralelamente à campanha que está sendo desenvolvida nas estradas, o Batalhão de Polícia de Trânsito faz blitz nas ruas de Curitiba. E aproveitando as comemorações da Semana Nacional do Trânsito, na próxima semana, também vão ser feitas ações de orientação e conscientização para os perigos no trânsito urbano. O BPTran tem um trabalho voltado ao motorista do futuro: as crianças são um dos alvos das campanhas da unidade. Na quarta-feira (25) uma exposição na Boca Maldita, no centro de Curitiba, vai complementar as blitz feitas nas ruas. (AEN)


Continue lendo