Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mandados para penitenciárias

Polícia esvazia carceragens dos distritos policiais de Curitiba

Rodrigo Batista - Redação Bonde
07 mar 2014 às 10:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Civil deve esvaziar durante esta sexta-feira (7) todas as carceragens dos distritos policiais de Curitiba. A medida é mais um passo para retirar os presos das delegacias e colocá-los no sistema penitenciário. Com isso, a exemplo do 12° DP, que já passou pelo esvaziamento da carceragem no mês de fevereiro deste ano, os presos devem ficar nas delegacias por, no máximo, dez dias, até terminar o período de flagrante.

Pela manhã desta sexta, o 1° DP, no centro de Curitiba, foi completamente desocupado dos 17 detentos que estavam nas duas celas, além de ocuparem também uma cela improvisada. O local, que estava já sem condições de abrigar presos, não possuía camas para os detidos, que dormiam em redes improvisadas - feitas de cobertores amarrados às grades e ao teto - ou deitados no chão, sem colchões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o delegado Luiz Alberto Cartaxo, da Divisão de Investigações Criminais (DIC) da Polícia Civil, apenas o 11° DP continuará abrigando presos, pois vai funcionar como um Centro de Triagem (CT) até que o sistema penitenciário do Paraná construa um CT na cidade de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, junto ao Complexo Penitenciário de Piraquara.

Leia mais:

Imagem de destaque
De Curitiba a Morretes

Editora britânica elege passeio de trem do Paraná com um dos melhores do mundo

Imagem de destaque
Até 21 de janeiro

Inscrições para exames on-line de certificação do EJA começam nesta segunda-feira

Imagem de destaque
Mais de 2.600 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná anunciam 17,3 mil vagas de emprego no Estado

Imagem de destaque
Mais de 26 milhões

Nota Paraná devolve créditos do ICMS a número recorde de consumidores


"Este é o primeiro passo para que retiremos de forma definitiva todos os presos de carceragens inadequadas e desumanas que a Polícia Civil tem. Isso fará com que o sistema penitenciário cumpra a sua parte e que a máxima seja definitivamente cumprida, ou seja, preso não é uma questão de polícia, é uma questão de Justiça", diz Cartaxo.

Publicidade


Depois das transferências que ocorrem nos DPs que possuem carceragem, o próximo passo será realizar a retirada de detentos das delegacias especializadas, como a Delegacia de Furtos e Roubos (DFV) e a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), além do Centro de Triagem do centro da cidade, que abriga 55 mulheres. Ao todo, 320 presos serão mandados de delegacias da capital para o sistema penitenciário. No CT provisório que funcionará no 11°DP, ficarão até 80 presos.


Após a capital, as medidas devem ser tomadas nas delegacias das cidades da Região Metropolitana de Curitiba e, mais tarde, nos demais municípios do interior do Paraná.


Veja como foi a retirada dos presos do 1° DP de Curitiba:


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo