Após vistoria realizada pela Polícia Militar e por equipes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) do Paraná nesta terça-feira (21), foram encontrados celulares, armamentos cortantes, drogas e algemas na Penitenciária Central do Estado (PCE) e na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na região metropolitana de Curitiba.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, esteve no local para realizar a vistoria, junto com equipes da Seju. Foram encontrados dois celulares, chaves mixas e estoques (instrumentos cortantes usados como armas), quatro algemas e certa quantidade de maconha e crack.
Segundo o diretor do Departamento de Execuções Penais (Depen), Cezinando Paredes, além de inspecionar o que os presos tinham nas celas, as equipes fizeram uma vistoria geral na parte estrutural das penitenciárias. "Isso foi feito para ver se não havia grades prontas para serem retiradas, o que possibilitaria fuga", esclarece Paredes.
Depois das vistorias na PCE e na PEP I, o objetivo, segundo Cezinando, é estender as inspeções para todas as demais unidades prisionais do Paraná. "As inspeções vão virar rotina na programação do Depen", diz.