Grupos de jovens de Curitiba, pelo Facebook, marcam "rolezinhos", encontros que ficaram famosos, em especial em São Paulo, em que principalmente adolescentes dos bairros mais afastados se reúnem nos shoppings das grandes cidades. Na capital do Paraná, foi escolhido nada menos que o Shopping Pátio Batel.
Em um dos casos, o criador do evento chama a "irmandade suburbana" para se encontrar no shopping de Curitiba. O Pátio Batel, inaugurado em setembro de 2013, ficou conhecido por abrigar lojas de grife internacional, com produtos de alto preço vendidos ao consumidor. Está localizado no bairro mais nobre da capital.
Também pelo Facebook, outro evento, criado em apoio aos grupos de São Paulo barrados nos shoppings, foi aberto por outro perfil na rede social. Neste caso, o rolezinho está marcado para o dia 2 de fevereiro.
Os rolezinhos têm causado polêmica em especial em São Paulo. Adolescentes da periferia são barrados por seguranças e policiais militares. Um dos shoppings, inclusive, teria conseguido liminar que impede a circulação de grupos que vão ao local para realizar esse tipo de evento.
Até as 14 horas desta quarta-feira (15), cerca de 40 pessoas haviam confirmado presença no primeiro evento pelo Facebook e outras mil haviam sido convidadas. O segundo evento tinha nove pessoas confirmadas.
A assessoria de comunicação do Pátio Batel foi procurada e informou, por meio de nota, que a principal preocupação da empresa, "em qualquer situação, é garantir a segurança e o conforto para todos os clientes, funcionários e lojistas. Ocorrências assim exigem atenção como qualquer aglomeração de pessoas". (atualizado às 15h20)