A BioFach América Latina, feira que é realizada anualmente em Nüremberg (Alemanha), Tóquio (Japão), Washington (Estados Unidos) e Rio de Janeiro (Brasil), terá início nesta quinta-feira, no Parque Newton Freire-Maia, em Pinhais, no Paraná. Autoridades em produção de orgânicos de todo o mundo estarão no evento paranaense.
Esse encontro de especialistas começou a ser discutido e organizado pelo Governo logo após a visita do governador Roberto Requião, em fevereiro passado, à feira que é realizada na Alemanha. Ela reuniu dois mil expositores de 36 países, inclusive do Brasil, e é a maior do mundo no segmento.
O evento paranaenses também contará com a presença da cubana Maura Marta Monzote, que em 1996 recebeu o prêmio Nobel Alternativo pelos pesquisas que desenvolveu na produção de orgânicos na ilha comandada por Fidel Castro. A pesquisadora, chefe do Departamento de Pecuária e Pesquisa em Pastagens e Forrageiras do Ministério de Agricultura, vai encerrar a reunião.
A meta do Governo do Paraná é aprofundar a discussão da produção de orgânicos da América Latina e as medidas que os governos podem adotar para incentivar os micro, pequenos e médios agricultores da América Latina a aumentar o cultivo sem agrotóxicos. Os riscos da produção de alimentos transgênicos nos países latinos também serão debatidos pelos especialistas.
Além disso, os participantes vão debater os benefícios para o ser humano no consumo de produtos orgânicos e os riscos ao meio ambiente com o constante aumento do uso de herbicidas e agrotóxicos em toda a América Latina.
Informações da AEN