O pároco de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba), padre Roque Wendt, deve anunciar na tarde desta sexta-feira se permanecerá ou não na paróquia do município. Depois de ter uma conversa com o bispo Dom Ladislau Biernaski, ele afirmou que iria discutir o assunto com o conselho de padres para então definir sua situação junto à Igreja.
Padre Roque pediu renúncia no início desta semana por conta de um desentendimento com um grupo de catequistas. A polêmica toda começou depois que padre Roque decidiu substituir a coordenação da catequese.
De acordo com a assessoria de comunicação da Cúria Metropolitana, "o foco do problema está entre as pessoas que se identificam com o trabalho do padre Roque e as pessoas que não se sentem contempladas com a didática pastoral desenvolvida por ele". Outro ponto que teria gerado descontentamento entre parte dos católicos de Fazenda Rio Grande foi a suspensão das celebrações nas comunidades e a centralização das missas na Igreja Matriz.
Os fiéis que seguem uma linha mais conservadora, segundo a assessoria, também foram contrários ao ensino da "oração em línguas" para as crianças da catequese. Hoje, com o retorno do arcebispo Dom Pedro Fedalto, a arquidiocese deverá se pronunciar sobre a situação do padre Roque. "Os bispos estão procurando, da forma mais sensata, restabelecer a unidade entre os fiéis, que é o seu compromisso primordial."