A nova sede do Instituto Médico Legal em Londrina deve começar a ser construída a partir do segundo semestre de 2013, na Avenida Dez de Dezembro. A informação foi dada pelo diretor-geral da Polícia Científica, que também é responsável pelo IML, Leon Grupenmacher. O projeto faz parte de outras obras em institutos de todo o estado. Em Curitiba, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) anunciou o início dos trabalhos para o novo IML da cidade nesta quarta-feira (24).
Segundo o diretor-geral da Polícia Científica, o projeto do novo IML de Londrina está em fase de licitação para contratação de empresa, mas a verba e o local já estão garantidos. Com o início das obras nos próximos meses, os trabalhos devem ser entregues até o final de 2014.
A expectativa é melhorar o atendimento com aumento de capacidade e agilidade nos serviços. "Em Londrina temos um problema sério porque estamos com prédio alugado. Em todas as regiões com obras haverá aumento de capacidade porque a população cresceu", explica.
Em Curitiba, a nova sede do IML será no bairro Tarumã. Com a assinatura do contrato para o início das obras na capital, o prazo para a finalização dos trabalhos é de 18 meses. O novo prédio e as instalações serão quatro vezes maiores do que a atual sede do instituto, inaugurada em 1974. "Estamos falando de quase 50 anos e a nossa população aumentou muito. Com a nova sede teremos agilidade e modernização no atendimento".
Outras cidades do Paraná também vão receber novas sedes do IML. Além de Londrina e Curitiba, em Maringá a nova sede será inaugurada dentro de três meses e em Paranaguá no prazo de 60 dias. Em todo o estado sao 17 unidades no instituto.