O Paraná atrai cada vez mais turistas estrangeiros. De janeiro a setembro de 2024, o estado recebeu 675.108 visitantes do exterior, um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2023 – com 544.843 chegadas. O estado é o quarto principal portão de entrada das chegadas internacionais no Brasil. Os dados são do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.
O painel mostra também que especificamente em setembro de 2024 o Paraná recebeu 53.403 visitantes do exterior – volume 28,6% a mais que o mesmo mês de 2023, que registrou 41.532 estrangeiros. O número de setembro é também 11% maior que o do mês anterior: em agosto foram registrados 48.125 turistas.
Os números compilados pela Setu (Secretaria do Turismo do Paraná) estão disponíveis no SiTU (Sistema de Inteligência Turística), ferramenta lançada no ano passado, onde estão reunidas pesquisas, levantamentos e os principais indicadores do setor, de forma aberta e interativa.
Leia mais:
Uenp divulga concurso para contratação de agentes universitários
Cinema na Praia garante diversão e educação ambiental para crianças
Número de mortes em rodovias estaduais no Paraná cai 11% em 2024
Bombeiros usam drones para reforçar proteção de banhistas no Litoral do Paraná
Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a chegada de estrangeiros representa um grande impulso à economia. “Quando bem executado, o turismo impacta em uma melhor qualidade de vida para todos, porque o setor é responsável por gerar empregos, renda e oportunidades. Portanto, a vinda de visitantes do exterior representa, sobretudo, um impulso à indústria do turismo e à economia paranaense, porque eles movimentam os segmentos de hospedagem, alimentação além do comércio", diz.
Nacionalidade
A via terrestre foi o principal acesso dos turistas estrangeiros que visitaram o estado, representando 94,3% das chegadas internacionais em setembro deste ano. Do total, 34,2% dos turistas estrangeiros vieram do Paraguai, país para o qual uma nova linha aérea passa a operar entre Curitiba e a capital Assunção em dezembro, pela companhia Azul, o que deve impulsionar ainda mais o turismo com o país vizinho.
Na sequência entre os países que mais enviaram turistas ao Paraná vêm a Argentina (31,2%), Uruguai (5,4%) Chile (3,9%) e Estados Unidos (3,8%).
Para o coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Silvestrin Zani, os dados mostram um cenário promissor para o turismo paranaense. “O aumento nas chegadas internacionais em setembro é reflexo do trabalho conjunto do setor público e privado para promover o Paraná como destino turístico”, afirma. “A diversidade de nacionalidades, com destaque para o Paraguai e a Argentina, nossos vizinhos e parceiros comerciais, mostra que o Paraná é um destino atrativo para diferentes públicos”.
Participe do canal de transmissão do Bonde no insta! Vem pro Bonde do Bonde. Clique aqui.
Leia também: