Motoristas que passaram hoje (25/07) pelo posto da Polícia Rodoviária de Marialva (17 quilômetros a norte de Maringá) fizeram exames de visão, pressão arterial e odontológicos. A campanha em parceria com a Viapar, Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) comemorou o Dia do Motorista, mas serviu também de alerta. Pelo menos 20% dos condutores examinados estavam com a pressão arterial alterada.
O tenente Hélio de Oliveira, comandante da 4ª Companhia, ressalta que os motoristas profissionais devem passar por exames a cada seis meses. Os que viajam esporadicamente precisam fazer um 'chek-up' antes de pegar a estrada. 'O condutor tem que cumprir com a sua parte para reduzir os acidentes', lembra. Ele compara que apenas na área do posto de Marialva, onde passam 12 mil veículos por dia, a média de acidentes caiu de 216 em maio passado para 188 no mesmo período deste ano.
Em Curitiba, durante todo o dia de o Sindicato dos Caminhoneiros do Paraná (Sindicam) ofereceu serviços médicos gratuitos (exames de glicemia, colesterol, tratamento odontológico preventivo e verificação de pressão arterial) para caminhoneiros de passagem por Curitiba. Oficina de sexo seguro, distribuição de preservativos, corte de cabelo, foto grátis e notícias para a família também foram alguns dos serviços disponibilizados pelo Sindicam no dia do padroeiro dos motoristas.
* Leia mais em reportagem de Marcos Zanatta na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira