Médicos e enfermeiros do HC-PR (Hospital de Clínicas do Paraná), o maior do estado, poderão se hospedar nos alojamentos do estádio Couto Pereira, do Coritiba, a partir da próxima semana.
Uma parceria entre a instituição e o clube vai garantir a acomodação de até 120 profissionais no local antes destinados a jogadores enquanto durar a pandemia no novo coronavírus.
Ao menos 80 deles já manifestaram interesse em se alojar no espaço para evitar contato com familiares e para diminuir os riscos de infecção pela doença.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
O alojamento está sendo liberado pelo Coritiba e adaptado aos profissionais para que sejam respeitadas as medidas preventivas de distanciamento e higiene. A ideia é começar a operar a partir da próxima terça-feira (7).
Segundo a assessoria do hospital, o pedido de um local próprio para alojamento partiu dos próprios funcionários e a parceria com o Coritiba se fez viável diante do fechamento de hotéis na região da instituição. O estádio fica a cerca de 500 metros do hospital.
O HC, que atende apenas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), possui até então um caso confirmado do novo coronavírus. O paciente está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
A Associação dos Amigos do HC está com uma campanha para arrecadar fundos para a compra de equipamentos de segurança para os profissionais da saúde e ampliação na capacidade de atendimento para combater o novo coronavírus.
Até então, o hospital já arrecadou R$ 973.000 de empresas e pessoas físicas. O dinheiro está sendo usado para compra de respiradores, testes para o novo coronavírus e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para se informar sobre como doar, acesse o site da campanha.