A criminalidade caiu no Litoral durante os feriados de Natal e Ano Novo. Os dados da Polícia Militar, divulgados nesta terça-feira (5), mostram que o número de furtos caiu 25,2% e de roubo 36,6%, se comparado com o mesmo período do verão passado. De acordo com o levantamento, do dia 19 de dezembro até segunda-feira (4), foram registrados 153 furtos contra 256 da temporada passada. Já os roubos somaram 38 contra 60 do último verão. Pouco mais de 2,2 milhões de pessoas estiveram nas praias do Paraná durante o feriado.
"Apesar de termos um recorde no número de pessoas no litoral, os problemas de segurança pública têm diminuído ano a ano. Este é um resultado de todo o esforço e investimento para melhor atender o Litoral paranaense", disse o coordenador-geral da Operação Viva o Verão e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
No total, desde o começo da Operação Viva o Verão, no dia 19 de dezembro, a polícia prendeu 165 pessoas, destas 154 em flagrantes, sendo o principal motivo o furto com 35, seguido de embriaguez ao volante com 34 e tráfico de drogas com 30. A Polícia Civil instaurou 175 inquéritos para investigar todos os crimes do Litoral. "Nossa intenção é solucionar os crimes de maneira rápida para garantir que nenhum crime fique impune no Litoral", disse o delegado Valmir Soccio, coordenador da Polícia Civil na Operação do Litoral.
Ao todo, já foram realizados pouco mais de mil boletins de ocorrência, 90 termos circunstanciados e 15 autos de apreensão de adolescentes infratores. O número de pessoas que passaram as festas de final de ano no Litoral superou a expectativa da polícia.