A partir da tarde desta quinta-feira (06), mais dois quilômetros da duplicação da BR-467, no perímetro urbano de Cascavel, estarão liberados para o tráfego. O trecho entre a Ceasa e as proximidades do ginásio de esportes São Cristóvão será aberto ao meio-dia. Policiais rodoviários, funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da prefeitura estarão no local para orientar o trânsito.
O novo segmento soma-se aos três quilômetros já duplicados do cruzamento da Avenida Jorge Lacerda à Ceasa, que foram recentemente abertos ao tráfego. Assim, cinco dos 10 quilômetros da BR-467 que cortam a cidade de Cascavel poderão ser utilizados com segurança pelos motoristas que diariamente passam pela rodovia.
"As obras continuam em ritmo avançado nos outros cinco quilômetros que cruzam a cidade de Cascavel. Estamos trabalhando para entregar a rodovia completamente duplicada no próximo mês", afirmou o secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot.
A duplicação no perímetro urbano é a última fase das obras nos 45 quilômetros que separam os municípios de Cascavel e Toledo. Desde fevereiro do ano passado, os motoristas já trafegam em duas pistas nos outros 35 quilômetros da via.
Nesta etapa, as máquinas e os operários trabalham na colocação da última capa de asfalto e em serviços de acabamento como implantação das barreiras de concreto que vão dividir as pistas, de meio-fio, das calçadas e da vegetação ao longo da rodovia.
"Neste último trecho estamos aplicando o asfalto borracha. É uma técnica relativamente nova e que dá mais durabilidade e qualidade ao pavimento. Ao mesmo tempo as empresas realizam os serviços de acabamento", salientou Tizzot.
INTEGRAÇÃO - Desde o início de 2004, o Governo do Paraná investe mais de R$ 70 milhões na obra de duplicação que, além da nova pista, garante marginais e oito viadutos - seis em Cascavel e dois em Toledo. "Os viadutos e as marginais vão eliminar o conflito entre o tráfego da cidade e o tráfego da rodovia. São intervenções pesadas que terão grandes reflexos para a economia de toda a região", reforçou o secretário.
Somada à integração e ao desenvolvimento do Oeste do Estado, a duplicação – mesmo sem estar inteiramente concluída – eliminou o "isolamento" que a BR-467 trazia aos bairros da região Norte de Cascavel. A via, em pista simples, criava grandes dificuldades de acesso para os moradores que se deslocam para o centro da cidade. Com a construção da nova pista e dos viadutos, esses transtornos foram solucionados.
"Estimativas apontam que mais de 50 mil pessoas moram nessa região e sofriam quase que diariamente com essa barreira que a BR criava na ligação com o centro da cidade. A expectativa é de que a duplicação crie um grande eixo de desenvolvimento local e regional", concluiu Tizzot.
AEN