As ações do Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Prefeitura de Maringá e a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) do governo estadual tem gerado resultados positivos para o cumprimento das normas dos decretos em prevenção ao coronavírus.
Em menos de dez dias, dois donos de Disque Cerveja foram presos nas vistorias. Sendo o primeiro em Iguatemi onde foi encontrada cocaína no estabelecimento e o segundo na avenida Tiradentes, com cigarros sem procedência à venda no local. Em ambos os casos, quando os estabelecimentos deveriam estar fechados, a atuação integrada policial foi essencial para resultado positivo das vistorias, resultando na interdição, autuação e prisão dos comerciantes.
Outro exemplo, aconteceu na última sexta-feira (5) quando houve uma denúncia sobre uma boate na Vila Nova. Equipes chegaram no final da noite, quando estabelecimento deveria estar fechado. Um policial militar e outro civil tomaram a frente na abordagem solicitando a presença do responsável pelo local. Foi feita a vistoria, também com participação do Corpo de Bombeiros, verificando descumprimento do decreto municipal e estadual. O caso resultou na interdição da boate, multa de R$ 10 mil e mais autuação de 19 pessoas descumprindo o toque de recolher.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
No mês passado, houve a parceria entre o Batalhão de Trânsito da PM e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) que fizeram blitze em diferentes pontos da cidade. Foram verificadas documentações, situações dos veículos, entre outras. A ação teve como objetivo, inclusive, de evitar aglomerações nesse período de pandemia do coronavírus.
EVENTOS - Essa integração já aconteceu em outros casos. Constantemente o prefeito Ulisses Maia se reúne com os comandos das forças de segurança da cidade no Paço Municipal (confira fotos na galeria). Encontros servem para planejar ações em conjunto melhorando a sensação de segurança para a comunidade.
Em outubro de 2019, a Guarda Municipal participou de uma reunião com o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar para definir ações de convergência entre os dois grupos. Também em anos anteriores, a integração entre polícias e Prefeitura aconteceu na organização do Natal, Carnaval Popular e comemoração sobre jogos da Copa do Mundo de 2018. Reuniões foram realizadas para garantir eventos organizados e que pessoas pudessem se divertir com segurança.
Maringá também conta com o apoio de iniciativas da sociedade civil organizada, que sempre apoiam e colaboram com as forças de segurança maringaenses. Como o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), o primeiro do tipo no país. Também é comum a mobilização de empresários, que auxiliam com materiais e equipamentos para as polícias locais.