O Instituto Cervantes de Curitiba corre o risco de fechar as portas. O órgão, coordenado pelo governo da Espanha, é um dos oito centros de difusão de cultura espanhola no Brasil, que possui sedes também em outros países. O motivo do fechamento seria a crise econômica que atinge o país europeu.
Além da sede em Curitiba, o Instituto Cervantes de Recife (PE) também poderá fechar. As informações foram divulgadas pelo jornal espanhol El País na última segunda-feira (8), que também informa sobre o encerramento das atividades de um centro do instituto na Síria, no Oriente Médio.
De acordo com a administração do instituto na capital do Paraná, não há confirmação do fechamento da instituição. Segundo o órgão, há apenas uma possibilidade, e o caso ainda deve ser decidido pelo parlamento espanhol. Caso isso ocorra, ainda não há previsão de quando o Instituto Cervantes pode fechar.
A respeito das sedes no Brasil, o instituto informa que a situação financeira não é preocupante e as sedes não passam por crise, apesar da grave situação econômica no país europeu. A confirmação do encerramento das atividades em Curitiba e em Recife deve ser divulgada pelo governo espanhol na próxima semana.
Ainda segundo a administração do órgão na capital do estado, em 2011, também devido à crise econômica na Espanha, a sede do Instituto Cervantes de Florianópolis foi fechada.
Em Curitiba, o Instituto Cervantes iniciou as atividades em 2007 e oferece anualmente cursos de língua e cultura espanholas. Neste ano, 500 alunos frequentam o instituto, que emprega nove professores. Além de Curitiba e Recife, há sedes nas cidades de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).