A Operação Roleta Russa, realizada nacionalmente pelo Ibama para verificar possíveis irregularidades praticadas por criadores amadoristas de passeriformes, vistoriou criadores em Curitiba no início dessa semana. Até esta quinta-feira (4), foram lavrados três autos de infração, somando R$ 97 mil em multas aplicadas, e 121 pássaros foram apreendidos.
Ontem (3), na residência de um dos criadores amadoristas vistoriados, foram apreendidos 108 pássaros silvestres, entre eles seis Pichochós (Sporophila frontalis), espécie ameaçada de extinção. O plantel desse criador no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes do Ibama (Sispass) registrava 65 animais. No local foram encontrados 45 pássaros sem anilhas e diversas armadilhas do tipo alçapão.
A maior parte dos pássaros apreendidos são canários-da-terra, curiós, trinca-ferros e pintassilgos. Os criadores que tiveram irregularidades constatadas terão os seus registros no Sispass suspensos até o julgamento dos autos de infração. Dos criadores vistoriados em Curitiba, apenas um estava regular, e este possuía apenas animais domésticos. Os criadores vistoriados foram selecionados por amostra aleatória.
Entre as irregularidades encontradas, pássaros capturados na natureza, sem anilhas, diferenças entre o número de animais informados no Sispass e o número de animais presentes nos locais, omissão de informações sobre mortalidade de animais e trocas entre criadores e inserção de dados falsos no sistema, por exemplo.
Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Tijucas do Sul, onde passam por avaliação e cuidados veterinários. Durante uma vistoria em criador amadorista, quando é encontrada qualquer irregularidade no plantel, todos os animais são apreendidos, o criador é multado e o seu registro no Sispass é suspenso.
Cópias dos autos de infração e de todos os documentos produzidos na fiscalização serão encaminhados ao Ministério Público para a abertura de procedimentos no âmbito judicial.