Hoteleiros temem perder clientes neste segundo semestre com eventuais cancelamentos de vôos no Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu. Em junho, uma pane no ILS (aparelho que permite pousos e decolagens mesmo em condições desfavoráveis do tempo), aliado ao mau tempo, suspendeu mais de 10 vôos na fronteira. Desde então, o equipamento está em conserto.
O presidente regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luiz Antonio Rolim de Moura, contabiliza um prejuízo no setor de R$ 180 mil por causa da falha. Ele disse temer novos prejuízos caso o "tempo piore" até o sistema ser reparado, pois "a maioria dos clientes de hotéis de quatro e cinco estrelas chega de avião". Em sua opinião, a temporada de inverno pode ser uma alternativa para o segmento. Foz registra uma queda de 17% no fluxo de turistas no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado. O "aquecimento" do setor viria com os argentinos de alto poder aquisitivo.
Nesta segunda-feira, o comandante do Departamento de Proteção ao Vôo (DPV), major Leonardo Janino, afirmou que uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) deve terminar o conserto do equipamento de solo no fim de semana, caso não volte a chover.
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.