O acordo do novo horário de atendimento dos supermercados, que passa a ser das 5 horas à meia-noite de segunda à sábado, e das 7 às 20 horas aos domingos e feriados, vai ser homologado nesta quinta-feira de manhã na Delegacia Regional do Trabalho. A medida passa a valer a partir de 1º de agosto.
A decisão foi tomada nesta quarta-feira, durante assembléia do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Curitiba e Litoral (Sindimercados), que acatou uma proposta apresentada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados (Siemarc).
O novo horário atrapalha apenas o funcionamento do Hipermercado Extra, da rede Pão de Açúcar, que possui duas lojas 24 horas em Curitiba. O período de atendimento das outras redes é semelhante ao que foi decidido agora. Através da sua assessoria de imprensa, o Pão de Acúcar afirmou que pretende negociar com os trabalhadores para poder continuar atendendo durante 24 horas, todos os dias.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados (Siemarc), Jorge Leonel de Souza, foi procurado para comentar sobre a decisão, mas não respondeu aos recados deixados pela reportagem. Em entrevista a uma emissora de rádio, Souza disse que os trabalhadores estão comemorando o acordo, que já foi assinado pelas duas partes. O vice-presidente do Sindimercado, Flávio Câmara, também não retornou as ligações. As informações sobre o horário decidido ontem são da assessoria de imprensa da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
Com a definição, o Sindimercados e o Siemarc colocaram fim a uma pendência que se arrastava há dois meses. No dia 29 de maio, os dois sindicatos haviam assinado uma convenção trabalhista que fixava o período das 8 às 22 horas de segunda a sábado e das 8 às 13 horas aos domingos e feriados. As grandes redes (Sonae, que controla o Mercadorama e o Big, Pão de Açúcar, Wal Mart e Carrefour) foram contrárias à medida, que deveria ter sido adotada no dia 22 de junho e foi prorrogada por duas vezes.
Segundo o gerente de comunicação da Sonae, Hudson José, o Big vai cumprir com o que foi determinado, porque o novo horário não difere muito do que é praticado pela rede atualmente. A assessoria de imprensa do Wal Mart afirmou que provavelmente a medida vai ser acatada, mas o caso ainda iria ser avaliado internamente. A assessoria de imprensa do Carrefour informou que a direção de Recursos Humanos da empresa está analisando as implicações que envolvem o acordo.