Paraná

HC é condenado a indenizar paciente que contraiu HIV em cirurgia

04 out 2013 às 18:10

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi condenado, nesta semana, a pagar uma indenização no valor de R$ 150 mil por danos morais causados a uma pacientes que contraiu o vírus HIV durante uma transfusão de sangue realizada em uma cirurgia de retirada de um dos rins em 2005.

A condenação é do Tribunal Regional Federal (TRF4), de Porto Alegre. Segundo o órgão, a paciente descobriu que estava com o vírus da Aids um ano depois da transfusão, quando teve que fazer uma sessão de hemodiálise e fez exames de sangue.


A paciente, segundo nota divulgada pelo TRF4, enfrenta problemas de incompatibilidade dos dois tratamentos - contra a evolução do vírus HIV e hemodiálise. Segundo o TRF4, tornou-se impossível utilizar máquinas de hemodiálise por causa do risco de contaminação.


Esta é a segunda decisão favorável à paciente, que já havia entrado com ação na Justiça Federal do Paraná (JFPR). Neste caso, o HC foi condenado a pagar indenização de R$ 500 mil reais, mas da UFPR recorreu da decisão no TRF4. A instituição alegou que não existem provas de que a contaminação ocorreu no hospital e pediu, em caso de condenação, redução da indenização.

A reportagem do Portal Bonde procurou a assessoria do HC e aguarda um posicionamento sobre o caso. Ainda não se sabe se o hospital vai recorrer da decisão.


Continue lendo