O Paraná deu a largada oficial, nesta quinta-feira (2), no grande mutirão que visa superar o analfabetismo no Estado até o ano de 2010. Com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e dos chefes dos três Poderes do Estado, a Secretaria da Educação lançou em Curitiba a quarta edição do programa Paraná Alfabetizado, que tem como meta alfabetizar em 2007 pelo menos 100 mil jovens e adultos. O programa pretende inscrever outros 330 mil alunos entre 2008 e 2010, o que possibilitará ao Paraná acabar com o analfabetismo ao final desta década.
Na solenidade de lançamento da quarta edição do programa, o ministro Haddad assinou a "Carta-Compromisso pela Superação do Analfabtismo no Paraná", juntamente com o governador em exercício Orlando Pessuti; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus; e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Antônio Vidal Coelho.
O ministro da Educação elogiou a meta assumida publicamente pelo Paraná. Fernando Haddad garantiu que não faltará apoio financeiro ao programa, que tem o Governo Federal como parceiro.
O ministro destacou que o analfabetismo tem que ser entendido historicamente. "Não adianta ficarmos dizendo que é culpa de governos passados. O importante é pensarmos que num futuro próximo, será possível pagarmos a dívida com aqueles que não puderam contar com aprendizado na idade mais apropriada, e contarmos com índices superiores a 96% da população alfabetizada. O Paraná está nesse caminho", afirmou.
"Firmamos uma cooperação entre vários órgãos estaduais, e também com prefeituras, para localizar o maior número de pessoas que podem ser atendidas pelo Paraná Alfabetizado. Nossa meta está sendo traçada desde 2004. Os índices do IBGE, de 2010, poderão confirmar com precisão o quanto iremos avançar", disse o secretário da Educação, Mauricio Requião.
Dados do IBGE de 2000 mostram que o número de pessoas não alfabetizadas no Paraná era de 649 mil (3,8% da população). Porém o total de atendidos nas três edições já realizadas indica que cerca de 20% deste percentual já está envolvido no projeto.
De acordo o coordenador do Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral, atualmente estão matriculados no programa 70 mil pessoas, num total de 4.253 turmas de alfabetização, devendo chegar a mais de 100 mil alunos até o final do ano. "Estamos fazendo uma corrente com todos os 399 municípios na certeza de que é possível superar o analfabetismo no Paraná" ressaltou. Ele reforça a importância de que sejam identificadas as pessoas que precisam conquistar esse direito. "Queremos levar o programa a todos os lugares do nosso Estado. Nossa meta é sermos considerados território livre do analfabetismo, até 2010" completa.