Paraná

Governo contrata empresas para atuar na "Operação Verão"

02 out 2012 às 11:53

O Governo do Paraná abre nesta quinta-feira (4) a licitação para a contratação das empresas que farão a coleta de lixo, a limpeza e a varrição de vias públicas e praias durante a Operação Verão 2012/2013, no litoral do Estado. O processo, dividido em três lotes, será na modalidade de pregão eletrônico presencial por menor preço. Os serviços serão iniciados em 1° de dezembro de 2012 e concluídos em 24 de fevereiro de 2013.

A coleta contará com reforço de 309 trabalhadores, passando de 668 na temporada passada para 977 agora. O número inclui coletores, varredores, roçadores, motoristas e operadores de máquinas. O número de veículos utilizados será ampliado de 368 para 444. Serão caminhões compactadores, escavadeiras hidráulicas, caminhões baú, tratores de esteiras, caminhões caçambas, pás carregadeiras, caminhões poliguindastes, ônibus para transporte de funcionários, veículos leves de apoio, caçambas estacionárias, lutocares e motoroçadeiras.


Será ampliado ainda o número de lixeiras instaladas na orla das praias paranaenses. O governo contratará novas 1.200 lixeiras, além das 600 que restaram da operação passada. De acordo com o diretor do Águas Paraná, Everton Luiz Souza, uma das maiores preocupações no planejamento das ações da operação 12/13 é com a limpeza pública. "Ampliamos os serviços para garantir que a população tenha uma temporada tranquila e com serviços de qualidade, inclusive nos municípios de Antonina e Morretes", disse o diretor.


As empresas contratadas prestarão serviços adequados às características de cada município. Fazem parte da relação a coleta, transporte e destinação final de resíduos sólidos domiciliares; roçada de terrenos baldios; retirada de material de podas e de caliça de construção em residências; varrição de ruas e limpeza geral das praias. O horário das coletas não terá mudanças, continuando das 7 às 18 horas.


Em localidades como as ilhas das Peças, Mel e Superagui, o edital prevê a necessidade de utilizar transporte marítimo, carrinhos elétricos e desenvolver ações de sensibilidade ambiental. Serão contratados quatro veículos elétricos para a Ilha do Mel, com o objetivo de facilitar o trabalho dos carreadores. Os veículos têm a vantagem de serem silenciosos e movidos a bateria.

Para algumas cidades, como Guaratuba e Pontal do Paraná, é necessário que a empresa disponibilize equipamentos e materiais para a operação dos aterros sanitários. Ano passado, o governo iniciou a ampliação do aterro sanitário de Guaratuba para atender a necessidade desta temporada. Foram investidos cerca de R$2 milhões.


Continue lendo