O furto de cabos e a destruição de quatro painéis elétricos no setor Leste do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) em Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), provocou o desabastecimento de água em toda a cidade nesta sexta-feira (5).
Técnicos estão no local para fazer um levantamento dos prejuízos e dos materiais necessários para o conserto da estação. Segundo o diretor da SAAE, Flavio M. Fantin, um Boletim de Ocorrência já está sendo registrado. Ele diz que além do furto de toda a fiação elétrica durante a madrugada, os criminosos destruíram os painéis, o que pode demandar um tempo maior para o retorno do abastecimento.
“A situação se normalizará 100% somente no sábado, porque todos os painéis terão que ser refeitos. O setor atingido é responsável pelo abastecimento de água de 40% do município e como na sexta-feira, o consumo de água é muito alto, a nossa sede não irá suportar toda a demanda. Dessa forma, teremos que realizar o desligamento total em algum momento por, pelo menos, duas horas”, comenta.
Leia mais:
Setor de serviços cresceu 3,9% de janeiro a novembro de 2024 no Paraná, acima do Brasil
Indústria paranaense cresceu 4,2% entre janeiro e novembro de 2024
Universidade Estadual de Ponta Grossa terá cursos de arquitetura e psicologia
Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral
A falta de água ocorre porque os motores e bombas do setor Leste dependem de eletricidade para que a água seja distribuída para os bairros. No entanto, Fantin garante que as residências que possuem reservatórios, não ficarão sem água.
“Aqueles que possuem caixa d’água devem economizar ao máximo, utilizando a água somente para consumo. Nada de lavar calçadas e carros, por exemplo. Quem não tem o reservatório, terá que ter paciência. Estamos tentando agilizar os serviços ao máximo para normalizarmos o abastecimento até amanhã de manhã”, diz.
Continue lendo em Folha de Londrina.