Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Acima da média nacional

Indústria paranaense cresceu 4,2% entre janeiro e novembro de 2024

Reportagem Local
15 jan 2025 às 09:45

Compartilhar notícia

- Gabriel Rosa/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A indústria paranaense acumulou um crescimento de 4,2% de janeiro a novembro de 2024, índice acima da média nacional, que registrou aumento de 3,2% no mesmo período. 


O resultado foi divulgado nesta terça-feira (14) na PIM (Pesquisa Industrial Mensal), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A indústria nacional está 1,8% acima do seu nível pré-pandemia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O resultado do Paraná é o segundo melhor do Sul, atrás de Santa Catarina, com 7,3% de crescimento, e à frente do Rio Grande do Sul, que registrou 0,3% no mesmo período. A PIM produz indicadores de curto prazo sobre o comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Doce ilusão

Chocolate acumula inflação de quase 12% com disparada do cacau

Imagem de destaque
Principalmente com cartões

Febraban dá dicas de segurança para evitar golpes nas férias

Imagem de destaque
Modernização do terminal

Obras de ampliação do Aeroporto de Londrina serão entregues na próxima semana

Imagem de destaque
Entenda!

Nubank sugere que clientes poupem em vez de enviar Pix para casas de apostas


O Paraná registrou dados positivos também em outros recortes. Na comparação entre novembro de 2023 e o mesmo mês de 2024, o resultado foi de 4,9%, quase três vezes maior que a média nacional, de 1,7%. 

Publicidade


Novamente o resultado foi o segundo melhor do Sul, com Santa Catarina em primeiro, com 7,1%, e o Rio Grande do Sul em terceiro, com 1,3%.


Já no acumulado dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, o resultado paranaense foi de 3,8%, 0,8 ponto percentual acima da média nacional, de 3%. Na passagem do mês de outubro para novembro de 2024, a indústria paranaense seguiu a tendência nacional, em que nove das 15 Unidades da Federação que integram a pesquisa tiveram recuo. O índice paranaense foi de -1,8%.

Publicidade


SEGMENTOS


Entre os setores que mais cresceram no acumulado de janeiro a novembro de 2024 no Paraná estão a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 38,8%, fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e fabricação de móveis, ambos com 13,4%. A fabricação de produtos de madeira vem na sequência, com 12,4%, seguida pela fabricação de bebidas, com 11,6%.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Indústria paranaense cresceu 4,2% de janeiro a novembro
Indústria paranaense cresce 4,2% em 2024, superando a média nacional. Destaques em máquinas, veículos e bebidas. Confira os dados do IBGE.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo