Aos poucos, a situação vai voltando ao normal nos prédios públicos de Ibiporã, que foram atingidos com o temporal de domingo e com as chuvas desta segunda (19). O prédio da prefeitura, que ficou parcialmente inundado, obrigando os funcionários a serem dispensados do trabalho, já teve telhas trocadas e as goteiras cessadas. Com isso, funcionários retornaram ao trabalho hoje e as atividades estão voltando à normalidade.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a situação mais grave é a da Biblioteca Pública, que foi interditada ontem pela Defesa Civil, depois que parte do forro cedeu sobre o Setor Infantil. O prédio está fechado e o acervo de livros foi coberto por lonas e removido para uma sala onde não estava chovendo. A programação de atividades de outubro foi cancelada e os funcionários foram deslocados para o prédio da Fundação Cultural. Técnicos do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) farão vistoria na biblioteca, amanhã (21), para avaliar as condições de segurança do prédio.
As aulas voltaram em quase todas as escolas. Apenas a Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula (Jardim Pinheiros), o Colégio Estadual Antônio Iglesias (situado num prédio ao lado) e o Centro de Educação Infantil Bárbara Machado (Jardim San Rafael) permanecem interditados.
De acordo com o comandante dos bombeiros, já chegou uma nova remessa de lona, que está à disposição de quem precisar.